segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ataque às manchas

No início deste ano comecei a aperceber-me que estava a aparecer no meu rosto o tão temido buço. Eu não faço depilação nesta zona, uma vez que é tão sensível que todas as vezes que experimentei, o resultado foi pior do que o que tinha antes.

Normalmente faço a descoloração. Nessa altura, aumentei o número de vezes que descolorava os pêlos mas mesmo assim não havia forma de melhorar. Até que comecei a perceber que o que tinha não era buço mas sim a pele bastante pigmentada.

Passados uns tempos, comecei a ver também pequenas manchas castanhas na zona da testa e das maçãs do rosto. Como já era quase Verão pensei que com o bronzeado aquilo ia disfarçar e quem sabe desaparecer...

Foi o pior que fiz, porque com o Sol as manchas se intensificaram e já nem com maquilhagem dava para disfarçar. Depois de uma breve procura na net, corri a uma loja Sephora para comprar o último grito na uniformização da pele e trago de lá o Clinique Even Better Dark Spot Corrector. Eu estava a espera de resultados imediatos mas não era o que estava a conseguir embora notasse a pele ficar bem mais uniforme.

Ao fim de 2 semanas (sim estava ansiosa) e não contente com o resultado, decidi ir ao dermatologista (bendito Dr. Sousa Pinto). Ele explicou-me o que estava a acontecer. E o que estava a acontecer é o que se chama: Cloasma, também conhecido por Melasma. O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face.

Eu no meu desespero habitual, já queria iniciar tratamentos a laser e isto e aquilo e o outro. O Dr. Sousa Pinto, com toda sua paciência, explicou-me que o tratamento a laser podia não funcionar e até pelo contrário agravar.

No fim saí de lá com a seguinte prescrição:

- NeoStrata Gel Despigmentante Forte para utilizar a noite sobre as manchas



- Podia continuar a utilizar o produto da Clinique (nunca em simultâneo com o NeoStrata)



- Protector solar factor 50

E sempre, sempre muito cuidado com o Sol. Em especial no Verão porque há a tendência para as manchas voltarem a aparecer.

Confesso que agora ao fim de 2 meses noto diferenças significativas. Estou bastante contente com os resultados. E sabendo que é um tema que aflige algumas pessoas decidi partilhar a minha experiência. Espero que ajude algum coisa.

1 comentário:

Nokas disse...

Infelizmente o melasma não tem cura!! Tenho há vários anos e pode atenuar no inverno, mas nunca desaparece. Já fiz milhares de tratamentos mas nada de milagroso!!
Já usei esse Neostrata e nada. Agora estou a usar esse serum da Clinique!!